quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Voltando às origens

Saudamentos a você, caro companheiro. Volto a escrever neste blog, HOJE, dez de novembro de 2011. O que há de especial neste dia? Nada, senão minha primeira sessão de fotos de ônibus. É com muita saudade que lembro da TEKPIX, modelo de câmera raríssimo à época, hoje quase extinto.

Por este mês também ser comemorativo do aniversário desta página - dia 26 -, vale a pena algo especial. O presente é para você: Desta vez, trarei meu primeiro áudio em altíssima qualidade, a nível dos de meu ídolo, Adrianno Sakamoto. Antes que comece a dizer que estou puxando o saco, foi por uma reportagem de revista, na qual ele aparecia no posto de cobrador de um Viale da Vila Galvão, que decidi mergulhar de vez na investigação acerca do mundo do transporte público em ônibus.

No entanto, antes de começar... Tem coisa para se tratar:



- É com um pouco de raiva que anuncio isto: A secretaria de transportes de Guaratinguetá, em medida absurdamente protecionista, muda os itinerários das linhas intermunicipais para Potim e Aparecida, limitando-os ao percurso básico dentro do seu perímetro urbano, algo que induz à idéia de "forçar" o cidadão a utilizar o sistema local - o TUG. A mudança nas duas foi brutal e não há o que elogiar: A foto acima ilustra o ponto final que valeu até domingo, a meio minuto do centro nervoso. Desde o último dia 7, os passageiros são obrigados a andar da rodoviária até lá, em torno de dez minutos de pernada. OU dois minutos de ônibus urbano, que já está para lá de caro (o preço original é R$ 2,50 - da última vez me foi cobrado R$ 2,75).




- Compre uma casa em Aparecida e... Reveja o 301! Exato. O Campos de Itaici, residencial que está sendo construído pelo grupo Serveng-Civilsan, já estava vendendo lotes nas proximidades da construção. Até que surgiu esta viatura, ultimamente encontrada na praça de São Benedito. Segundo informações de um gentil funcionário, cujo qual não pude conversar mais por estar em horário de serviço, tanto ele quanto seu irmão - 302 (BSG-8549) continuaram a mando dos Penido, e este último se encontra no mesmo lugar onde são guardados os Airport Service. Aqui um exemplo de bom (?) filho que tornou à casa.

- A quem não acredita que a Rodoviária Digital já tem tempo rodado, a justificativa: Todos os textos escritos até abril de 2010 saíram do ar. À época, me desiludi com o hobby. TODAVIA, todas as fotos daquelas postagens podem ser encontradas na galeria Rodoviária Digital do Picasa, o armazenador do Google. Deixo os links mais relevantes para visitação:






Verdade seja dita, o OF-1722 é um sucesso. Entre os empresários: Campeão de economia entre os convencionais grandes, acabou dominando o Brasil. Não obstante, por sua populariade extrema, virou motivo de discórdia entre colecionadores, ou buszoólogos, entenda-se.

O que se passa é que boa parte desse povo é absurdamente mimada, e, sem sombra de dúvidas, não sabe que em várias cidades, deste país de bananas, o viário não proporciona condições mínimas para a operação de veículos padrão, e que o alto custo também é fator que deixa praticamente na míngua o número de empresas que tem a audácia do Expresso de Prata, por exemplo.

Mas vamos ao que interessa. O quatro-cilindros-turbocompressorado, substituto do seis-em-linha do OF-1721, chegou na Pássaro Marron em 2005. Na EMTU - Nós do fundo do Vale só fomos conhecê-lo depois do dia 23 de junho de 2008, ao passo que nos despedíamos dos Urbanuss de balaústre laranja "estou-aqui". Logo, a população ficara impressionada com a construção deste lote, o acabamento demoniacamente angelical, bastante diferente do que antes rodava: carros ex-TUG no Guaratinguetá x Lorena e os violentões no Guaratinguetá x Aparecida. E como o ônibus podia ter um "barulho" tão menos incômodo - lembre-se que o leigo não quer saber de outro ruído senão o que sai do seu fone auricular.

Em referência à série que marcou minha vida (tive a oportunidade de entrar no 1904 e andar no 1901 logo no primeiro dia de operação), a última de urbanos vindos direto da única cidade fora da Rússia com escola de balé Bolshoi, e também do dianteirão mais moderno fabricado pela Mercedes-Benz até hoje, é dele que vem o primeiro áudio "padrão Sakamoto de qualidade".

O que causa certa tristeza é que eles vêm sendo torturados há tempos. Os últimos anos dos Penido foram desleixados, assim como estão sendo os primeiros meses do Constantino para os suburbanos. Em especial os adaptados para a maldita lei dos PNEs. Conjunto de balaústres com capas descascando, ou soltos, falta da placa de suporte à lixeira traseira, motor com o compressor soltando ar (isso é possível notar ao longo do áudio), portas ruidosas (também dá para ouvir), falta de higiene com os veludos e as cúpulas. Assim é que se encontram alguns carros HOJE.