terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dêem-nos licença...

"Saudamentos" a todos os amigos, irmãos, colegas de hobby - e visitantes que só estão atrás de alguma coisa, seja pra trabalho escolar, curiosidade, vontade de tirar sarro mesmo... Ops!! Me desculpem. Estou com a cabeça farta de trabalhos, o pouco tempo que tive sobrando foi jogado com a sorte na Dutra - aliás, quem não foi sábado, perdeu - e, só hoje, consigo sentar na cadeira quente de novo.

Saiu na revista Veja do dia 04 de agosto uma reportagem sobre o polemicíssimo TREM-BALA. Idéia de Levy Fidelix levada ao governo, inserida no PAC e, agora, objeto de campanha eleitoral de Dilma Rousseff. O que ISSO tem a ver com a busologia?? À primeira vista, nada. Até porque esse trem tem, como objetivo, concorrer com a ponte aérea. E a ponte rodoviária, vai ficar alheia a isso?? NÃO!! Já que o TAV é um pouco inacessível, é suficiente pra nós sonharmos com algumas máquinas que circundam a Rio x São Paulo, e eis algumas aqui. Vão faltar outras, sim, mas isso são outros quinhentos.


Comecemos com alguém que ficou famoso em apenas um dia, o GTV - "Gran Tourism Vehicle". Só tem beleza. No começo das operações do serviço, em janeiro, os cinco carros foram criticados por alguns passageiros, que alegavam o aperto na parte executiva do veículo. No leito, ninguém pode reclamar, até porque as poltronas são de couro. Agora, se alguém tiver mais alguma objeção contra ele... Conte tudo ao JCA, que comprou DUZENTAS E VINTE E DUAS unidades do corcundão aí, pra distribuir entre as suas empresas (entre elas, a própria Expresso do Sul). É...


Pra quem acha que GV é coisa de empresa pobre, é melhor abaixar a cabeça... Até os grandes os têm: o Expresso do Sul e os seus 980 e 982, e o Expresso Brasileiro, de 9011 e 9013. Diferenças: lá é Scania, aqui é Mercedes-Benz. Estes quatro carros citados são todos reservas das empresas cujos quais são donas, e parte auxiliar da Rio x São Paulo. Basta pegar um feriado grosso que vê-los rodando se torna menos difícil (porque, no caso da EdS, não é nem um pouco fácil). Agora, se a impaciência bater, vá até os Graais de Guaratinguetá: o 9011 - foto - mora no Três Garças, sentido RIO; o 9013, no Clube dos 500, sentido SP. Quanto aos EdS, vá na cagada mesmo...


Se você for tão cagão assim, pode ajoelhar e rezar. Sim, a 1001 do mesmíssimo Jelson Antunes tem suas surpresinhas também... Escassas, mas as tem. Vide este exemplo fotográfico: JUM BUSS 360. Ele chega a ser raro até mesmo nas linhas rodoviárias do DETRO, leito então, uh... Só alegria!! Fora eles, tudo se resume aos G7 desse ano, os inúmeros G6 e uns pouquíssimos Elegances 360. Falando neste último, a versão leito dele também é rara (são só dois, 2800 e 2801).


Já que é transporte rodoviário, eu não tenho muito o que comentar. Vou fechar com este verdadeiro SENHOR DA DUTRA - vulgo MAGNATA. São três carros, este, o 4000 e o 5004. Todos são ano 1984, estão completamente inteiros. Diz a lenda que esses carros davam muitos, mas muitos problemas com relação à parte mecânica até o ano retrasado, todavia, retificaram os motores, fazendo deles os melhores. Pode não parecer, mas eles têm seus adeptos - gente que faz questão de andar nesse clássico, de interior aveludado na íntegra, e poltronas-cama do velho couro Nielson. Pois é, bons tempos onde tudo era feito pra durar...

Fechando com esse ar nostálgico, vou-me indo embora, antes que a vontade de fazer um especial só da Busscar me tome ainda mais tempo. Bem, capaz que eu faça ainda, no entanto...

Até a próxima!!

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