terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pernas pra que te quero...

Saudações a todos os amigos de hobby. Gostaria, primeiramente, de agradecer às visitas no post sobre a maior porcaria do mercado atual: o Torino G6. Apesar de tudo, que nem água ele sai, melhor, mais que água. Esta anda meio rara em alguns lugares, "sacomé, né?"...

Enfim, estive um tempo fora das postagens, tô atrasadão aqui, sou réu confesso. Mas ponha na lista de ocupações do Castrolóide aqui um novo curso de inglês, a leitura do clássico Dom Casmurro e ainda uma pá de coisa pra fazer, inclusive assar na Dutra. É, a vida não é fácil...
Aproveitando o embalo da história que li durante a semana, vamos seguindo aí com alguma coisa de MOGI DAS CRUZES - ou dos credos, como quiser.


A terra onde o transporte tem como donos os Simões, e, tinha que ser, os Constantinos. Estes últimos são coisa recente, só entraram no ano passado; agora, os Simões... Bem, a história não é longa, do contrário, sucinta demais, mas deixemos pra depois... Porque vamos falar da Princesa por aqui.
A empresa do tio tem o nome que andou engolindo por aí algumas regiões de São Paulo e Paraná. Exato, os primeiros carros a rodar no território mogiano foram alguns Caio (S21 e Vip) ainda com o nome BREDA estampados. Em julho de 2009, chegaram os Torinos OF1418 já com pintura padrão, e rodaram até serem remanejados ao serviço intermunicipal, tomando o lugar dos Citmaxes. Troca-troca ao passo que, em abril último, estes espécimes de Torrindos das fotos tomaram o lugar dos outros Torturinos.


Sim. E são bastantes (no mínimo, uns 20). Parecem até miniaturas, mas são perfeitas pra cidade: fora do pico, que lá é entre 13 e 15 horas, os carros rodam não muito cheios, algumas vezes quase vazios. E, quando a demanda é alta, tem bastante carro rodando, não se fazendo necessárias as aberrações que foram rodar em Londrina, por exemplo (hey, alongado, falei de você!). Além do mais, é perfeitíssimo pra empresa: agora, Constantino quer poupar e planejar mais. Então, já que não pode mais alongar OF1418 na lei, ele passou a comprar OF1722 apenas sob medida pra operação, variando o tamanho e as características do carro de município a município.

Agora, voltemos à empresa de fretamento que cresceu filhadaputamente. NÃO SAIA DA CADEIRA.


Como dito antes, a história é pra lá de breve, então lá vai: Em 2008, Mito e Transcel rachavam o transporte de passageiros em Mogi: MITO, que não tinha nada de mito senão o nome. Do contrário, uma empresa com muita tradição, operava há tempos. Pra quem fizer uma busca profunda sobre ela na internet, agradecerei às informações, mas quero destacar uma imagem que eu só não posto aqui porque não é minha, no qual uma frota gigantesca de Vitórias OF era entregue à viação. Entre eles, havia até mesmo carro com elevador (o que eu disse???).


No entanto, o mês de janeiro de 2009 ficou marcado - com gotas de sangue - na história dos fanáticos pelos transportes da cidade. Àquela altura, já haviam vários Sveltos, Megas, Vips II trazidos de cooperativas de São Paulo, oriundos de uma última administração. Houve greve, antes da saída de operação, e logo a prefeitura cassou a licença da empresa pra rodar no perímetro mogiano. A licitação mais rápida do mundo: não deu uma semana, se falou na JULIO SIMÕES como vencedora. Orra!!! Entre os busólogos da região, existe a conversa de que foi golpe da empresa pra abocanhar a vaga da Mito na hora certa - é, tinha Torino zerado na garagem deles pra rodar, não rodaram e viraram fumaça.

Eu ia postar EMTU, mas tô sem vontade... Também, não tenho o que falar, só que a Julio Simões se compara a uma Rodoviário e Turismo São José no quesito manutenção... Já deu, né... Até a próxima!

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