sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Já começou uma nova era...

Saudações a todos do hobby. Amigos, irmãos, alô mesmo até pros filhos das putas que eu citei na postagem anterior. Bem, desabafei, tirei o peso da minha consciência em relação aos assuntos destacados lá.

No entanto, apesar disso, eu ainda estou extremamente desmotivado, com relação a tudo e a todos. Tanto é que agora (30 de outubro de 2010, 08h34) eu poderia estar na Dutra, mas o meu desânimo é tanto que nem no sábado passado eu fui pra lá. Fui pra Pinda, tentar refrescar a cabeça. De qualquer forma, tudo em vão. São problemas sociais que me entornam, e a solução deles vai ser demasiadamente demorada...

Antes de iniciar a postagem, eu queria deixar aqui a minha opinião pra quem resolver ler essa postagem antes de visitar a urna eleitoral. Pra alguém que prestigia os transportes, acredita que o trem-bala vai fracassar, vote Serra. Agora, pra quem quer, na ANTT, a mesma putaria franciscana que se viu na ARTESP, vote Dilma. É você quem sabe...

Enfim...


O alvo da passagem pela cidade grande foi a leva de Torinos OF-1722, que chegaram sem cerimônia nenhuma na cidade - acreditava-se apenas no 940 como único convencional grande da nova safra. Eles iniciaram o sistema de bilhetagem eletrônica e a era dos PNE no município. São 14 carros (810-940), têm piso de alumínio, 35 lugares e carregam outros 56 de pé.


Lotação favorabilíssima prum lugar onde todas as linhas têm alta demanda. Isso talvez seja motivo para, até hoje, os quase trinta Torinos OF-1418 ainda estarem estocados na garagem de Moreira César, o distrito fabril de Pindamonhangaba. Até mesmo já foi visto o 800 (um dos pequeninos) fazendo "fretamento"...


Olhe para o desenho. E lembre-se do novo Transbordo.

Como ele funciona?? Simples: É como nas outras cidades, contudo, aqui ele tem um diferencial. São dois tipos de cobrança do sistema - o primeiro, com cartões de tarifa, que são comprados lá na estação de trem, que serve de "rodoviária velha". São três tipos de cartão, sendo carregados com 1, 2 ou 10 tarifas. O segundo tipo é pra quem não tem (ou não julga necessário) o cartão: é só, no pagamento da passagem, pedir ao cobrador - ou cobradora (lá temos mulheres trabalhando nos ônibus) - um talão de Transbordo. Aí é só dizer o bairro pra onde você vai pegar o próximo carro e ZÁS!!


O início da operação deles foi marcado pela semana póstuma à ExpoVap. Por consequência, também posterior ao aniversário da cidade. E a televisão teve um bom papel aí: mostrou, nos intervalos dos programas da Vanguarda, a cidade se desenvolvendo, e o Torino de demonstração com o elevador funcionando. Mas a realidade é muito mais interessante...

Pra quem vê os carros ao vivo, já pensa que eles têm muitos meses de operação, mais do que os três que eles realmente rodaram. Nem parecem bater lata, mas o azar dessa galera é que eles estão se sujando, se manchando, muito rápido. As fotos dessa matéria que sirvam de exemplo...

Gostou?? Então tá... Espere a próxima postagem. Não gostou de alguma coisa?? Então, deixe um comentário de sugestão aqui embaixo, pra que eu possa deixá-lo ao agrado de todos.

E o mês de aniversário de dois anos do blog vem vindo (mesmo com ele fora do ar em alguns meses desse ano)...

Até a próxima.

Um comentário:

  1. bom dia marcelo, gostaria de saber se você poderia me enviar através do meu e-mail, esse desenho da viva vinda no programa que vc montou ele ( se for no corel draw ) para que eu possa tentar montar uma miniatura.

    grato

    mauricio ( tecnicozago@hotmail.com)

    ResponderExcluir