terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Primeiras impressões do rei das corcundas e do Volvo milagroso

Saudamentos a você que acompanha a Rodoviária Digital HD®. Desde semana passada ando um pouco abatido, e procurando distração em qualquer coisa - ou melhor, quase. Isso incluiu uma viagenzinha pra cidade onde toda a classe média/alta resolve ir no inverno, passar frio a bordo de um casaco que mais parece uma cabana. Sim, a tão conhecida Campos do Jordão. Mas eu não estou aqui pra mostrar a frota e como fotografá-la, vou deixar isso pra uma próxima oportunidade. Hoje, estou aqui pra deixar aos 'aVolvados' de plantão um conteúdo bem interessante, que pouco vi nas galerias dos filmadores de viagem em ônibus do Youtube: O som fantástico do B12R. Porém, antes, quero deixar algumas feridas:

-Perfil Torino. Pra quem olhar o meu perfil do orkut a partir de hoje, vai ler uma apresentação um tanto inusitada, que fiz de mim mesmo me comparando a um Torino. Pra que??? No momento, circula na rede a história de um décimo-terceiro signo zodiacal, um tal de Serpentário. E analisando mais a fundo, a história parece tanto verídica quanto venérea. De qualquer maneira, pelos dois calendários, eu continuo sendo um cara do signo de touro, então eu sou um tourino. Torino!!! Quem ficou curioso, visite o perfil deste humilde redator no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=9411249840075455622).

-Dá pra fazer uma boa colheita na Dutra. Só durante a semana - quem não trabalha (o que não é o meu caso) à tarde, pode muito bem ir no trecho e esperar... Subiu Marcopolo das empresas Toda Hora e São Rafael - as duas gauchinhas do mate - nos últimos dias. Saens já não sobe mais. Só desce.

-A onda azul foi prorrogada pro dia 7 de fevereiro. Quer saber o que eu acho??? Podiam adiar pra nunca mais. Tudo bem que São José vai ter os primeiros Vip II e Grã-Viales do vale, mas isso não paga o prazer de ver os estrondosos F113, os delicados F94 e os cômicos articolados Volks. Fazer o quê. Nordeste existe, gente... Vai que...

-Hoje fui surpreendido com uma triste notícia. O 715 da Expresso Brasileiro, no qual vocês podem ouvi-lo e baixá-lo com este link (http://www.4shared.com/audio/myMsYHew/08_-_Mercedes-Benz_O-500RS1836.html), já está com a cara estrelada e as armações azuis da Cometa, como poderão ver no Vias nas Fotos (segue-se o link no canto direito da página). Não tenho o que dizer. Só lamentos...


O possante da vez é esta figurinha aí de cima. Eu ando e muito querendo fugir da Pássaro Marron, então o itinerário foi o seguinte: Aparecida x Taubaté no 555 da Brasileiro - um dia eu posto o som desse O-500 de primeira viagem, Taubaté Campos naquela bosta de El Buss (não tive escapatória), que felizmente tinha o motor meio retarda-tarder à la 3020 da Expresso Maringá - não filmei, e a volta foi no 3002 da Auto Viação 1001.

Quem tinha seguido a mesma linha de pensamento que eu, achando que, só porque o ônibus entra em Guará, a empresa do seu Jelson vende seção até a cidade das três garças, ENGANA-SE. Amargamente. Um CPJ x GUA com baldiação em Taubaté sai por mais ou menos 19, 20 reais. Um CPJ x RES sem baldiação custa 26 reais. Diferença boba, não??? Não pra este singelo muquirano que lhe redige. Sim, comprar seção até resende... Pelo menos as tarifas de linhas interestaduais são menos salgadas que os preços de linhas geridas pela ARTESP (órgão que de bom, no duro, nem o nome... porque não faz porra nenhuma).

Outra coisa bem curiosa é que você não acha guichê da 1001 na "rodogaragem". Campos usa a garagem da Marron de terminal. O que você tem que fazer??? Achar o motorista. Pra minha sorte, ele tava vendendo passagem pra um caminhoneiro que ia buscar o seu trucão em Lorena, e logo perguntei da seção Guará. Como não vendia - o próprio sr. Carlos justificou que só não vendia porque a seção era da Marrúim (e olha que ela nem tem linha direta de CPJ pra lá), fui de RES e aproveitei a viagem pra olhar atento a duas coisas: O funcionamento do Volvão e a qualidade da carroçaria corcundinha; entenda-se por G7.

O G7 NÃO É TUDO O QUE DIZEM, PELAS BARBAS DO VELHO!!! Generalizam demais. Que nem eu, quando começo a ficar nervoso sem razão. Olhando atento enquanto ele passava pelo viário razoável da cidade serrana, qualquer buraco já era o suficiente pra apresentar seu crucial defeito: A fraqueza dos bagageiros de salão. Em especial o do lado direito, a parte central parecia querer trincar de tanto sacolejo. Um problema de solução simples, bastariam algumas bases de sustentação, iguais às de um bagageiro do Diplomata Nielson.
E ainda pequenos detalhes que o tempo decide se a Marcopolo conserta ou não. O cinto de segurança nos padrões retráteis e pouco confiáveis da Busscar e um trecozinho, algo como um trilho de cortina que fica sobrando bem colado nas laterais do vidro selado. Lá o povo mais 'neandertal' coloca balas de papel. Já dá um clima ruim.
De um olhar geral, G7 é bom. Pelo menos o do JCA. 46 lugares no trucado, que permitem o requinte de reclinar profundo, e você deitar no encosto duro e no assento firme da poltrona do ônibus. Perfeito pra quem não quer uma viagem cansativa, que eu tive só porque eu estava realmente cansado.

E o que dizer do B12R??? Nada que o áudio a seguir lhe oculte. Seu funcionamento de ruído único e suave, um pouco destacado no fundo da cabine pelo mal isolamento acústico Marcopolo (há males que vêm para o bem, não???). Na descida da serra, que você vai ver ao longo do áudio, o sistema de freio-motor VEB faz diferença. São os mesmos 380 cavalos da aceleração que fazem o processo de desaceleração. Mil maravilhas. É quase um K124, só que aparenta ter uns 'gomos metálicos' a mais dentro do propulsor D12D...

http://www.4shared.com/audio/Zt6YRsOJ/11_-_Volvo_B12R_I-ShiftVEB_-_A.html

Até a próxima. E baixe, baixe e escute. Recomende pros amigos, fale pra eles também baixarem. Assim como quero dizer a você que visite também os links da lateral direita da página, tanto os blogs quanto os sites e fotologs. O que está nesses endereços é trabalho de gente séria, que quer fazer o melhor no hobby - quem sabe, até pelo hobby...

E até a próxima.

PS: O atendimento 1001 é de deixar o tratamento sardinhal da Marrúim no chinelo...

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